Afinal, o que é ficção cristã?

Afinal, o que é ficção cristã?

“Desde o tempo das parábolas de Jesus, os cristãos desfrutam de uma rica tradição de contar histórias. ” –Study.com

Ei! Vamos falar sobre ficção cristã? ( confira o post em fotos no Instagram )

Na maioria das vezes quando me perguntam o que escrevo e eu respondo ‘ficção cristã’, as pessoas me lançam aquele olhar confuso e a esperada pergunta: o que é ficção cristã?

Quando me tornei leitora no ano de 2013, eu nem fazia ideia que existia a tal da ficção cristã. Foi através de uma amiga que fui apresentada a esse subgênero. A Bandeja da autora @lyciabarros foi o primeiro livro que li e que me fez desejar escrever algo em que eu trouxesse os princípios e os valores cristãos.

Desde então, trilhei uma longa jornada – devo falar sobre isso em outro post. E como autora de ficção cristã há cinco anos, percebi que muitos leitores não conhecem o subgênero e não entendem o que torna a ficção cristã diferente de outros livros.

E bom, pensando nisso, que eu reuni uma coletânea de textos que buscam explicar o que é a ficção cristã. Espero trazer um pouco de clareza sobre o assunto e também incentivar, principalmente o leitor cristão, a leitura e divulgação da Ficção Cristã. #leiaficçãocristã

*Vale comentar que também existe a Ficção Bíblica. Resumidamente, é uma ficção que usa personagens, cenários e eventos retirados da Bíblia. Uma história ambientada nos tempos bíblicos. Geralmente não é chamada de ficção cristã, embora muitos autores desse subgênero sejam cristãos.
Espero em breve falar sobre esse termo por aqui também. Aguardem!

_________

“Há algo distintamente único em um romance cristão e começa com o coração do autor. Há uma mensagem, uma verdade que o autor está tentando se comunicar e ele usa uma história fictícia para fazer isso. ” – Autor Bryan Powell

“Romance cristão é aquele que, em algum momento da narrativa, o autor vai falar sobre Deus! O escritor vai retratar a vida de uma pessoa cristã, implicitamente ou ostensivamente. (…) Alguns romances não mencionarão nenhuma religião nem igreja, mas os personagens sempre serão flagrados pensando sobre Deus, seu relacionamento com Ele e Sua influência na sua vida e história. ”- Autora Carla Montebeler

“ A ficção cristã é uma categoria de histórias escritas por romancistas cuja visão cristã do mundo está tecida no enredo e no desenvolvimento dos personagens. Embora essa definição possa parecer simplista, por um lado, ou excessivamente ampla, por outro, esse agrupamento de romances é tão abrangente e variado em idade, interesse e profundidade espiritual quanto seus leitores. ” – Christy Awards

“ Você já ouviu fala sobre Aslan, de CS Lewis, em ‘ As Crônicas de Nárnia, sendo referido como’ Jesus-Alegoria do Leão? (…) muitos dos elementos temáticos e imagens usados ​​por Lewis (um devoto anglicano) foram de fato baseados em princípios cristãos. De fato, o trabalho de Lewis, com os conceitos de honestidade, pureza, compaixão e auto sacrifício em As Crônicas de Nárnia , o torna talvez um dos exemplos mais conhecidos da ficção cristã.” – Study.com

“CS Lewis resistiu ao rótulo “cristão” em seus romances, alegando que ele estava simplesmente criando uma história. Mas, de maneira aberta ou sutil, a ficção de Lewis surgiu do seu entendimento de Deus e do universo que Ele criou, com o conhecimento de que Deus se importa profundamente com Sua criação que foi danificada pelo pecado, e Ele se juntou à raça humana para construir uma ponte de volta para si mesmo. Essa ponte entre Deus e a humanidade, de alguma forma, informará e caracterizará todo romance cristão.

A boa ficção, identificada ou não como cristã, proporcionará uma experiência de leitura memorável que captura a imaginação, inspira, desafia e educa. (…) Personagens credíveis em um mundo caído, é claro, pecarão. Mas a apresentação do romance cristão sobre a gravidade e a sujeira das circunstâncias humanas não será feita por si só ou para excitar, mas para apontar o leitor para a esperança, para Deus.

Como a essência do cristianismo é um relacionamento com Deus, a história bem concebida de um romancista cristão, de alguma maneira, direta ou indiretamente, acrescentará insights à compreensão do leitor sobre a vida, a fé e o desejo do Criador por Sua criação.” Christy Awards

“Os escritores dessas narrativas têm o cuidado de tornar suas histórias relacionáveis, de modo a demonstrar como os princípios ilustrados se aplicam à vida dos leitores. Apesar das muitas e amplamente variadas denominações do cristianismo encontradas no mundo hoje, existem dois desses princípios que são fundamentais para todas as obras da ficção cristã: a divindade de Cristo e a autoridade da Sagrada Escritura. Portanto, não importa em que contexto específico o autor aborda a narrativa, ele deve sempre expressar as ideias centrais da salvação apenas pela crença no filho de Deus, Jesus Cristo, e na Bíblia Sagrada como a palavra e lei de Deus para a humanidade. ” (…),

“Portanto, apesar da versão da Bíblia que o autor possa ler, o escritor de ficção cristã é encarregado de transmitir pelo menos esses elementos básicos da fé cristã. Felizmente, porém, esses autores têm maneiras de atingir uma ampla variedade de públicos. Assim como em qualquer outro gênero literário importante (fantasia, ficção científica etc.), experiências e interesses variados dos leitores abrem uma gama de possibilidades narrativas. (…) eles criaram obras capazes de espalhar sua mensagem para uma variedade de audiências!” – Study.com

 

Esse post foi muito especial, não foi? Se você gostou, escreva nos comentários e envie para um amigo 🧡 Me ajude a divulgar a ficção cristã 🤗